INICIANDO UM ESTUDO DE CASO

ROTEIRO BÁSICO COM OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS

PARA UM ESTUDO DE CASO


Além da capa e sumário (índice), precisamos inserir uma lista de figuras que compreenderá todas as imagens colocadas no seu estudo de caso, inclusive da capa se tiver. caso possua alguma tabela no trabalho, esta deverá ser inserida na lista de tabelas.

Deste ponto, precisamos de um resumo (ideal não ultrapassar 500 palavras). Este resumo tratará de qual objetivo você pretende com o trabalho. Bem resumidamente, o que você vai apresentar (análise arquitetônica e/ou urbanística geralmente), qual a obra e sua breve localização.

Junto ao resumo, colocamos de 3 a 5 palavras-chave, para o caso de seu trabalho ir para o meio digital, assim poderá ser localizado em pesquisas na internet e no computador.

A seguir, passamos à introdução, onde colocaremos a importância, a relevância daquele estudo em específico. Você poderá também, colocar um breve roteiro daquilo que vai ser visto pelo leitor no seu estudo de caso, mas sem maiores detalhes. Coloque o objetivo e a metodologia utilizada para se chegar ao resultado final do seu trabalho.

Já no desenvolvimento (este poderá ser dividido em quanto capítulos forem necessários), podemos começar abordando o conceito do tema escolhido para estudo de caso. Veja um exemplo: Estudo de Caso – Museu de Arte de Milwaukee. No caso citado, o tema é MUSEU. Qual o conceito de museu? Qual a importância de um museu? Quais os principais e mais antigos museus? Quais os mais novos e quais ficam em Milwaukee? Qual o acervo daquele museu e como ele está exposto (nos expositores e no ambiente)?

Deste ponto, partimos para a obra escolhida. Analise sua inserção urbana. Sua inserção volumétrica, seu gabarito, seu estilo, a inserção em relação aos eixos viários e/ou visuais. O seu uso e ocupação no terreno. Todos esses itens relacionando-os com os edifícios do entorno.

Fale sobre o contexto da obra: porque ali e naquele momento?

Comente um pouco sobre o arquiteto: sua vivência, suas experiências acadêmicas e profissionais mais relevantes. Suas influências.

Analise o contexto temporal da obra com o contexto temporal do arquiteto: o que ele vivenciava na época de construção daquele edifício, quais eram suas influências naquele período.

Analise o programa do edifício, pavimento por pavimento, modulação estrutural, circulação, iluminação, ventilação, vãos de caixilharia na fachada, técnica construtiva, materiais compositivos do edifício, etc.

Produza uma análise crítica baseada em seus conhecimentos técnico-científicos. Interprete o edifício e o porque de cada elemento relevante. Introduza no trabalho, plantas, cortes, elevações, perspectivas, perspectivas explodidas, detalhes construtivos, dentre outros.

Relate a importância daquela obra, a relevância como contribuição arquitetônica, suas semelhanças com outras obras (do arquiteto ou não), e os elementos que transformam o edifício numa obra única.

Para a conclusão resuma seu trabalho, procurando não utilizar as mesmas frases, mas sintetizando todo o conteúdo do trabalho em uma ou duas páginas no máximo, e expondo o resultado alcançado.

Pode-se colocar uma impressão pessoal sua na conclusão, pois este item diz respeito único e exclusivamente ao seu entendimento sobre a obra, à analise que você fez, que poderá, com certeza, diferir da análise a partir da leitura do estudo de caso por terceiros.

A bibliografia deve evitar conteúdos de sites de manipulação de todos, onde qualquer um pode alterar o seu conteúdo. Procure saber quem escreve o artigo, consultando sobre o autor, e tomar referências com seus docentes sobre onde localizar uma bibliografia boa e confiável.

As citações de referências bibliográficas devem seguir o padrão da NBR 10520.

Exemplo:

SOBRENOME, Fulano de Tal. Título do Livro. Cidade: editora, ano

FORMATAÇÃO

Informações Básicas

Sempre em folha A4 branca (210 x 297mm) digitado em apenas uma face.

Fonte: Arial 12

Margens: Superior – 3cm/ Inferior – 2cm/ Esquerda-3cm/ Direita – 3cm

Espaçamento entre parágrafos: Duplo

Para saber mais*:

NBR – 6023 – Elaboração de referências
NBR – 10520 – Citações em documentos
NBR – 14724 – Trabalhos acadêmicos
.
Para saber mais:
http://www.monografia.net/abnt/index.htm
.
.
 
*Este artigo não contém arquivos protegidos por direitos autorais.
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: